quarta-feira, 9 de abril de 2014

Minha heroína: Jane Austen!

Saudações!

Uma semana se foi, e aquela revolta contra a humanidade também foi deixada para trás. Hoje, só vou falar sobre coisas que enche meu coração de coisas bonitas e perfumadas. E é claro, você pode imaginar que é uma das minhas obsessões também. Eu postei um artigo, antes, falando sobre meu amor pelos seriados (ou qualquer coisa) Britânicos. Mas a raiz dessa paixão vai ser explicada agora mesmo.

Muito tempo atrás, quando a pequena Nina ainda estava começando seu fanatismo por filmes, ela se deparou com um filme que tinha uma capa muito atraente e um título intrigante. De fato, dava para julgar o filme pela capa, sendo algo romântico e de época.

Cá está ela. Orgulho e Preconceito!
Se a capa não me conquistou por completo, foi só assistir pra saber que era amor verdadeiro.
A simplicidade, o comportamento, as maneiras, as falas rebuscadas, o cortejo, e Mr. Darcy!
Era claro que qualquer menina adolescente e sonhadora iria se apaixonar pela história. E quando ouvi falar que era baseado em um livro, não demorei muito para adquiri-lo, e então descobri um nome que marcou minha vida literária (e além): Jane Austen: a mulher da minha vida.
Sua característica simples, humilde, e graciosamente satírica de escrever me cativou.
Então, além do filme já referido acima, vou recomendar outros 'remakes' de filmes e series baseados nos livros de Jane Austen.

Se você quer uma versão mais completa de Orgulho e Preconceito, assista à minissérie da BBC de 5 episódios. Não dá pra negar, Colin Firth como Mr. Darcy!
A próxima obra famosa da autora é conhecida como Razão e Sensibilidade. Existe o filme antigo e a mini-serie de 2008. Pessoalmente, prefiro o mais recente, mesmo amando as atrizes Emma Thompson e Kate Winslet como irmãs. Claro, também nosso querido Severus Snape como Coronel Brandon. Mas, como qualquer minissérie, esta consegue focar mais nos detalhes da história.
Existem outros filmes baseados em outras obras nas quais não são tão famosas quanto esses citados anteriormente, mas para um fã de verdade, vale a pena conferir. 

Emma, tanto minissérie quanto ao filme. (Sinceramente, recomendo a minissérie também)


Mansfield Park. Filme e mini-serie. (Já sabe né?!)
Se você gostaria de ver a história de Jane Austen, de uma maneira mais romantizada, assista Becoming Jane (Amor e Inocência - tradução péssima do Brasil)
E é com a linda Anne Hathaway!

Se você se imagina , assim como eu, em um filme como esses e pensa como seria se você estivesse em uma história linda, como Orgulho e Preconceito, vale a pena ver Lost in Austen ( infelizmente não tem em português, mas se quiser treinar o inglês pode arriscar baixar online) e o filme recente chamado Austenland.
Duas comédias muito interessante de mulheres obcecadas em Jane Austen, como eu!  :)

Bom, por hoje é só isso!
Bora todo mundo relaxar e voltar alguns séculos assistindo à essas dicas! 
Até mais pessoal!


Um comentário:

  1. Adorei seu post,tenho 15 anos e li meu primeiro livro de Jane Austen e me apaixonei (Orgulho e preconceito)é o meu livro preferido e acho que msm não tendo lido todos os seus livros Jane Austen é autora da minha vida,seus livros tem o poder de te chamar para leitura,e mesmo quando ñ estava lendo continuava pensando na história,nos personagens,etc.Vi o filme,a comédia do seculo XXI(não gostei mt,pois não tem muito haver com a história)e a série da BBC,atualmente estou vendo razão e sensibilidade.

    ResponderExcluir