10 - O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel - J.R.R. Tolkien
O livro que inicia a saga de Frodo atravessando toda a Terra-média para destruir o Um Anel antes que ele caia nas mãos de Sauron. É um clássico, mas todos deveriam ler. Além de uma ambientação maravilhosa e um enredo que te prende, o livro faz você se sentir como o Frodo, pesado, cansado, carregando um fardo, mas é ainda assim muito divertido. E claro, bem melhor que o filme!
9 - Amanhecer - Stephenie Meyer
Não me julguem! Eu amo Crepúsculo #teamedward! Assim que assisti "Eclipse" no cinema, sai correndo, fui na livraria mais próxima e agarrei o primeiro exemplar de "Amanhecer" que vi, pois precisava saber o desfecho da história! O fim da saga é o livro mais legal, me fez rir, e me fez chorar muito... Indico a saga a todos que gostam de um romance.
8 - Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll
Precisa resumir? Uma das histórias mais contadas de todos os tempos, e assim como O Pequeno Príncipe, deve ser lida quando criança, adulto e velho. Cheia de referências e questionamentos sobre a vida, o livro é um clássico e faz jus à fama. Conta a história de Alice que cai num mundo totalmente diferente ao entrar numa toca de coelho. Mil vezes melhor do que aquele filme HORRÍVEL do Tim Burton. Talvez tão bom quanto o filme original da Disney de 1951.
7 - As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin
O início da amada e odiada saga que virou sucesso na HBO com o seriado homônimo. Já falei do livro aqui antes, ele é maravilhoso e cheio de surpresas. Conta a história de vários povos dos reinos de Weteros, famílias e cidades inteiras, um livro muito próximo da realidade, não existem bons ou maus, mocinhos ou vilões, apenas personagens complexos com ideais, sonhos, vontades... Uma ótima leitura pra quem gosta de ficção.
6 - Inferno - Dan Brown
Calma, o livro não tem nada a ver com religião! Dessa vez o polêmico autor traz Robert Langdon atrás de um inimigo invisível que planeja algo terrível contra a humanidade, e tudo isso tem a ver com o Inferno de Dante, descrito no livro' A Divina Comédia' de Dante Alighieri! Eletrizante como sempre, o livro é cheio de suspense, terror e aventura.
5 - 1984 - George Orwell
Eis aí o teu mestre! Mais uma vez George Orwell nos faz pensar sobre a vida e onde estamos levando o mundo, onde vamos chegar desse jeito, mostrando um futuro alternativo (o livro foi escrito em 1949) onde tudo é controlado por um grande 'mestre' chamado Grande Irmão (isso mesmo, big brother, mas continue lendo) que vigia a todos os cidadãos através de telas (isso mesmo, igual ao programa, mas continue lendo) e faz com que aqueles que não respeitam as regras recebam 'justiça'.
4 - O Símbolo Perdido - Dan Brown
Dan Brown outra vez! Dessa vez, Robert Langdon vai investigar os maçons! Eu sou apaixonada por essas coisas como maçonaria, cavaleiros templários, etc, coisas que não sei, não entendo, mas a curiosidade (não a que matou o gato, a outra) faz com que se tornem misteriosas, é só uma pena que talvez eu nunca saiba a verdade. Mas essa FICÇÃO é uma obra maravilhosa!
3 - A Metamorfose - Franz Kafka
A medalha de bronze fica com Kafka, e sua obra-prima A Metamorfose, que conta a história de Gregor Samsa, que de repente, acorda transformado em um inseto grotesco. Praticamente uma reflexão profunda sobre a vida, sobre quem nós somos, e o que podemos fazer sobre isso.
2 - Eu Sou o Mensageiro - Markus Zusak
Do mesmo autor de 'A Menina que Roubava Livros', livro que não está na lista porque eu achei RUIM (isso mesmo, prefiro crepúsculo), esse livro é lindo, maravilhoso, conta a história de um moço que começa a receber cartas anônimas, e a partir daí seu destino vai mudar completamente. E também o destino de quem lê. :)
1 - O Dia do Curinga - Jostein Gaarder
Esse é o meu xodó! Ganhei meu exemplar no meu aniversário de 16 anos (faz quase 10 anos!) e o guardo com o maior apreço do mundo! O livro conta a história de um garoto e seu pai que atravessam a europa atrás de sua mãe desaparecida. Nessa viagem, que envolve muitas maluquices e conversas filosóficas, o garoto acaba ganhando um estranho livro de um anão vestido de palhaço que mata 8 onde a história se parece muito com alguma que ele já viu... Costumo dizer que este livro é uma viagem sem volta, porque depois que você lê-lo ele vai mudar a sua vida pra sempre. Posso arriscar sem medo que esse livro é perfeito. Fala de filosofia de um jeito mascarado, sem você perceber, e quando você termina, após ler a última palavra, tudo muda. O seu mundo, o que você leu, o que você sente. Como um balde de água fria. Por isso, esse livro ficou com a medalha de ouro!
E ai, gostou? Achou que faltou algum livro? Deixa aí seu comentário, vou adorar saber sobre a sua lista, e também me indique algum livro!
Por hoje é só!
bjsmil